Tuesday, June 06, 2006

"Olá, tudo bem?"


Alguém me explique. Nestes dias de globalização, de comunicação de massas, é natural que as pessoas tenham a necessidade de comunicar umas com as outras. Temos os telemóveis, os telefones, os mails, o messenger. E comunicar de uma forma cada vez mais rápida, o que leva à extinção quase completa das românticas e características cartas de amor. Como tal, o romantismo está a entrar numa nova fase, a comunicação já está numa nova fase!
Mas isso eu percebo!!
Só não consigo perceber frases como: "Olá, tudo bem?" ; "Olá, estás bom?"
A publicidade, forma de comunicação que chega, muitas das vezes, a atingir proporções inimagináveis (é como quem diz, porque hoje em dia tudo é quantificado!!), tem um único sentido de transmissão, pelo menos no que toca à mensagem. Embora haja quem ainda(!) fale para a televisão, nunca vi nenhum spot a a responder de volta! Isto tudo para perguntar: Será o "Olá, tudo bem?" uma forma de publicidade?
Vejamos: Quantas pessoas lhe respondem ao "Olá, tudo bem?", quantas se preocupam com a sua resposta à mesma pergunta? Pior, já tentou responder: "Não, nem por isso!". Tente. Veja e sinta a indiferente reacção que as pessoas dão à sua resposta! O mais natural é a resposta mecânica "Sim, está tudo, obrigado", quando mais de 50 % das vezes não está, nem pouco mais ou menos!
Ora, se essas pessoas não se interessam em saber a sua vida ou sequer partilhar as suas vidas consigo, então porque respondem ou perguntam? Será uma forma de publicidade de reconhecimento como quem diz: "Reparem em mim, ainda cá estou, no mercado social dos produtos humanos." ou será apenas a velha questão da imagem de marca? De qualquer das formas, é publicidade. Como dizia o tio do outro: " ... ; ..." -> pois!

1 comment:

Anonymous said...

Andaste a ler "A publicidade segundo o meu tio Olavo"!!! Eheheh eu acabei agora de lê-lo e várias vezes pensei "tenho que emprestá-lo ao meu Ed"... Pelos vistos não tenho... Mas como dizia o meu Tio Olavo, "Quando existe um tema em comum, porque não ir para um café discuti-lo?"